Manejo de Nutrientes 4C

Esta página contém uma lista de materiais desenvolvidos pelo IPNI e outros colaboradores sobre o manejo 4Cs. Clique em cada tópico abaixo ou em "Conteúdo relacionado" no lado esquerdo para ver mais detalhes:


A HISTÓRIA DOS 4Cs
O conceito 4Cs foi desenvolvido por meio de uma longa história de cooperação entre a indústria de fertilizantes e a comunidade científica. Desde meados de 1988, a aplicação da fonte de nutrientes certa, na dose certa, na época certa e no lugar certo tem sido intimamente associado com a sustentabilidade agrícola. Esta ligação foi discutida em uma conferência pelo antecessor do IPNI, o Potash & Phosphate Institute, em co-autoria com um profissional da indústria e um professor universitário. Os outros dois artigos escritos pela equipe do IPNI para um Workshop da IFA, em 2007, marca um renascimento recente deste conceito testado pelo tempo.



O MANEJO ADEQUADO DE NUTRIENTES das plantas somente será possível se forem observados os critérios técnicos estabelecidos pela pesquisa científica. Tais critérios podem ser agrupados em princípios gerais universais, sendo que a definição das melhores práticas para cada região específica deve ser realizada segundo as condições e estudos locais.

Este manual tem por objetivo principal difundir os princípios gerais do manejo de nutrientes 4C, definido como o uso da fonte certa de fertilizantes, na dose certa, no local certo e na época certa. Por meio dele são fornecidas as bases científicas para o manejo adequado da nutrição das plantas visando melhorar o desempenho do sistema agrícola em suas dimensões econômica, social e ambiental. O Manual de Nutrição de Plantas 4C é uma publicação com encadernação em espiral, 134 páginas (21,59 x 27,94 cm) livro repleto de ilustrações, módulos de aprendizagem, e estudos de caso.

O material foi enriquecido com exemplos práticos, na forma de estudos de caso e módulos de aprendizagem, que representam diferentes situações agroeconômicas ao redor do mundo, nas quais pelo menos um dos princípios gerais foi destacado em função da pesquisa científica local.

O manual representa o esforço do setor de nutrição de plantas na divulgação dos princípios gerais que norteiam o uso adequado dos produtos fertilizantes, o que se traduzirá, com certeza, em maior sustentabilidade da atividade agrícola, do ambiente e da sociedade.


- MANEJO 4C -
QUATRO MEDIDAS CORRETAS QUE LEVAM AO USO EFICIENTE DOS FERTILIZANTES
Autores: Valter Casarin; Silvia Regina Stipp

Diante dos avanços na demanda mundial por alimentos, dos impactos ambientais e das necessidades energéticas crescentes, surgem discussões sobre as novas tendências sustentáveis de produção agrícola. São propostas desafiadoras, visto que preconizam a produção de alimentos em harmonia com o homem e o ambiente.
Sabe-se que a atividade agrícola é essencialmente dependente das condições edafoclimáticas e sócioeconômicas e, pela sua própria natureza, perturba o ambiente. Porém, frente à imperativa necessidade de produzir alimentos e combustíveis, visando garantir a segurança alimentar e a produção de energia limpa, a ciência aplicada à agricultura, por meio de técnicas agrícolas modernas, tem conseguido não somente aumentar a produtividade das culturas, como também reduzir os danos ao ambiente.


FUNDAMENTO PARA UTILIZAÇÃO CORRETA DO SEU FERTILIZANTE
Autores: Tom Bruulsema; Jerry Lemunyon; Bill Herz

Este artigo descreve um novo e inovador conceito sobre as boas práticas para uso de fertilizantes (BPUF) conhecido como manejo de nutrientes 4C. Ele fornece as premissas para que o produto correto seja aplicado na dose correta, no momento correto e no local correto.
Este conceito simples pode ajudar os produtores e o público em geral a entender como as práticas corretas de manejo do fertilizante contribuem para uma agricultura sustentável. O uso “correto” das práticas depende de vários fatores importantes praticados por muitos parceiros, que incluem: produtores, agrônomos, cientistas, políticos, consumidores e público em geral.

O conceito sobre manejo de nutrientes 4C define o produto, a dose, a época e o local corretos para aplicação do fertilizante visando a obtenção de resultados econômicos, sociais e ambientais desejados por todos os responsáveis no ecossistema da lavoura.


4Cs: DA TEORIA À PRÁTICA


O International Plant Nutrition Institute (IPNI) acaba de lançar o relatório do seu programa para 2014 entitulado "4Cs: Da Teoria à Prática". No relatório deste ano, vamos deixar você atualizado sobre o andamento e os planos do programa, à medida que os 4Cs passarem da teoria à prática, e muito mais.

"O conceito 4C é uma pauta comum de todos os nossos programas agronômicos, mas os nossos programas são diversos e incluem outras atividades", disse Dr. Terry Roberts, Presidente do IPNI. Nós esperamos que vocês apreciem este relatório.



VÍDEO: Conceito 4C na redução da emissão de gases do efeito estufa

O IPNI Brasil apresenta a versão em português do vídeo sobre o manejo 4C (aplicação da fonte certa, na dose certa, na época certa e local certo), para minimizar a emissão de gases do efeito estufa. Os 4C promovem as melhores práticas de manejo, que ajudam os agricultores a maximizar o desempenho econômico, social e sustentável das aplicações de nutrientes.
VÍDEO: Raízes para o crescimento: Alimentando o mundo

A importância dos fertilizantes no atendimento à demanda mundial por alimentos e a utilização das Boas Práticas de Manejo na produção agrícola.




Mais informações: Portal de Manejo de Nutrientes 4C