Jornal Informações Agronômicas (IA)

O Jornal é publicado trimestralmente e direcionado a profissionais das áreas de nutrição de plantas, fertilidade do solo e adubação.


Índice

Normas gerais para redação de artigos (IA)
Edições publicadas




Normas gerais para redação de artigos (IA)


1. CONTEÚDO

O jornal Informações Agronômicas é uma publicação de caráter informativo e educativo que tem como objetivo divulgar o manejo adequado das culturas e dos insumos agrícolas. Desta forma, solicitamos aos autores que abordem o assunto de forma fundamentalmente prática e que evitem o uso excessivo de referências bibliográficas.

O IPNI reserva-se o direito de, caso necessário, adaptar os originais visando manter a uniformidade da publicação. As opiniões emitidas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores.
As unidades e os símbolos utilizados no trabalho deverão estar de acordo com as normas do Sistema Internacional de Unidades (SI), publicadas no Jornal Informações Agronômicas n. 128, e podem ser consultadas por intermédio do link ao lado:

2. FORMATAÇÃO


    • O texto deve ser enviado em arquivo Microsoft Word em formato A4, compatível com a versão 2007.
    • Os originais devem ter espaçamento simples, com margens laterais, superior e inferior de 3,0 centímetros. As páginas do manuscrito devem ser numeradas.
    • Fonte: Arial, tamanho 10.

3. ESTRUTURA SUGERIDA
    • Título
    • Autores
    • Dados dos autores
    • Introdução
    • Subtítulos, conforme a necessidade
    • Considerações finais
    • Referências

3.1. Dados dos autores
      O nome completo dos autores deverá vir abaixo do título do artigo (apenas a primeira letra deve ser maiúscula). Como nota de rodapé, na primeira página, deve-se indicar, para cada autor, a formação acadêmica, a titulação máxima, a instituição onde trabalha e o endereço eletrônico.

3.2. Tabelas e Figuras
      As tabelas e/ou figuras devem ser incluídas após sua referência no texto e numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos. Não é necessário citar a fonte quando a figura ou tabela for do próprio autor; porém, ao publicar tabelas e figuras de outros autores, é necessário citar as fontes completas.

3.2.1. Tabelas
      As tabelas devem ser preparadas no Microsoft Word, sendo o conteúdo em fonte tamanho 9, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples, espaçamento antes e depois com 3 pt. Os dados referentes aos títulos, nas colunas, devem estar em negrito, e os demais, no corpo da tabela, sem negrito.

3.2.2. Figuras
    • São consideradas figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias;
    • Os gráficos e desenhos deverão ser preparados em software apropriado (Excel ou Corel-Draw) e inseridos no formato JPG ou EPS, e os mapas e fotografias no formato TIFF ou JPG. Recomenda-se que a definição das imagens seja de 300 dpi.

3.3. Referências
      As referências bibliográficas devem listar apenas obras, artigos, documentos e endereços eletrônicos citados no decorrer do texto, e não a bibliografia geral do tema. As referências devem conter os dados completos e seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos. A ordenação da lista das referências deve ser alfabética.
      De acordo com as normas da ABNT, as referências devem obedecer aos seguintes critérios:
    • Referências citadas ao longo do texto:


    • a) Nome do autor, seguido do ano entre parêntesis. Exemplo: “Como Moreira (1995) assinalou...”
      b) No caso de se tratar de dois autores, ambos os nomes devem ser referidos. Exemplo: “Segundo Bustan e Godschmidt (1998)...”;
      c) No caso de se tratar de três ou mais autores, bastará referir o nome do primeiro autor seguido de “et al.”, em caso de menção entre parêntesis. Exemplo: “De acordo com Raij et al. (1995)…”.
      d) No caso de se referir a dois ou mais artigos ou textos do mesmo autor e no mesmo ano, as letras a, b, c, etc. devem seguir imediatamente o ano da publicação. Exemplo: “Ferreira et al. (2002a,b)...”. Já quando ocorrer mais de uma obra do mesmo autor, o nome deste não deve ser repetido, colocando-se os anos de publicação separados por vírgula. Exemplo: Segundo Moreira (1992, 2009),...”.
      e) Quando se tratar de mais de uma referência, citar as obras em ordem cronológica e em seguida à ordem alfabética dos autores.
      • Referências a serem incluídas no item final do artigo:
      a) Escrever as referências em minúsculas, exceto nomes e sobrenomes dos autores ou iniciais de títulos e nomes de publicações;
      b) Ordenar alfabeticamente as referências pelo nome do autor (e por ordem cronológica crescente do mesmo autor);
      c) No caso de uma obra ou livro, colocar em negrito o respectivo título;
      d) No caso de um artigo publicado em uma revista, colocar em negrito o nome da revista;
      e) Se for referida mais do que uma publicação (livro, artigo) do mesmo autor e do mesmo ano, as letras a, b, c, etc. devem seguir o ano.

      Exemplos de referências:
      - Artigos de periódicos
      VOLLBRECHT, E.; VEIT, B.; SINHA, N.; HAKE, S. The developmental gene Knotted-I is a member of maize homeobox gene family. Nature, v. 350, n. 3615, p. 241-243, 1991.
      - Capítulos de livros
      MARTIN, T. N.; BUENO, R. S. Melhoria da qualidade em experimentos agropecuários. In: MARTIN, T. N.; MONTAGNER, M. M. (Org). Sistemas de Produção Agropecuária. Curitiba: UTFPR, 2007. p. 9-25.
      - Livros
      PEREIRA, A. R.; ANGELOCCI, L. R.; SENTELHAS, P. C. Agrometeorologia: fundamentos e aplicações práticas. Guaíba: Agropecuária, 2002. 478 p.
      - Teses e dissertações
      CIA, P. Avaliação de agentes bióticos e abióticos na indução de resistência e no controle póscolheita da antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) em mamão (Carica papaya). 2005. 197 p. Tese (Doutorado) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba.
      - Fontes eletrônicas
      EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE. Avaliação dos impactos econômicos, sociais e ambientais da pesquisa da Embrapa Agropecuária Oeste: relatório do ano de 2003. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2004. 97p. Disponível em:
      <http://www.cpao.embrapa.br/publicacoes/ficha.php?tipo=DOC&num=66&ano=2004>. Acesso em: 18 abr. 2006.

Em caso de dúvidas adicionais, os autores deverão consultar as normas da ABNT, no link: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm


Mais informações: Publicações